INTRODUÇÃO DA REDAÇÃO
Agora que você já fez o planejamento de seu texto vamos passar para a etapa seguinte. É muito importante fazer o planejamento, não faça uma redação sem planejar antes, aliás tudo que é planejado sai melhor.
Na introdução está o nosso cartão de visitas, portanto devemos já aí apresentar a nossa tese - você já tem essa tese pronta no planejamento deve buscá-la lá.
Dividiremos a introdução em três partes:
1ª PARTE - Aqui está a primeira linha de sua redação. Muitos param aqui e se perguntam " o que eu faço agora?", mas como você já tem o planejamento pronto isso ficará mais fácil. Então inicie seu texto, a primeira linha já falando do tema, abordando o tema, algumas palavras dele devem aparecer necessariamente ali. Gaste para isso no máximo as duas primeiras linhas. Esse início é simples, você deve apenas tocar no assunto. Veja o exemplo abaixo de uma introdução cujo tema era a importância da leitura.
"Se para Monteiro Lobato um país se faz de homens e livros, para os governantes diferente não poderia ser. O papel da leitura na formação de um indivíduo é de notória importância."
Veja que o candidato inicia seu texto exatamente abordando o tema proposto. É dessa forma que você deve fazer. Observe ainda que ele inicia seu texto já citando uma frase famosa de Monteiro Lobato. Ninguém está obrigado a fazer citações, principalmente no início do texto, mas se você tiver alguma em mente e vá causar o efeito que esta causou, use-a elas são bem vindas e têm um poder grande de comunicar. Eu pessoalmente adoro usá-las.
2ª PARTE - Você chegou agora na terceira linha de sua introdução, nesse ponto deve apresentar a tese, ou seja, aquilo que você vai defender no texto que está criando. Vá buscar a tese no planejamento ela está lá pronta, é só copiar, se precisar fazer algumas adaptações faça-as. Veja o exemplo abaixo para uma redação cujo tema fosse menor infrator, vítima ou réu?
" A questão do menor infrator é polêmica e delicada a medida em que estão em jogo sentimentos familiares e o destino de muitas crianças. Dessa forma não é possível enxergar o menor apenas como réu, ele tem muito mais de vítima que de qualquer outra coisa.
Nessa parte colorida está a tese, é isso que será defendido ao longo da redação, o fato do menor não poder ser considerado um infrator, apenas vítima.Nesse ponto é possível gastar até três linhas. O exemplo acima não fez isso mas você pode. Caso não use as três complemente com um comentário simples sobre a própria tese. LEMBRE-SE QUE SEU PARÁGRAFO DEVE TER EXATAMENTE CINCO LINHAS ( são permitidas quatro ou seis linhas no limite, mas sempre dê preferência a cinco. ) Eu uso apenas cinco linhas, sempre.
3ª PARTE - Essa parte é apenas um complemento da anterior. Já dissemos antes que se você não usar três linhas para apresentar a tese complemente com uma frase final. Essa frase é um fechamento, ela não pode ser uma coisa solta, sem sentido. Precisa estar diretamente ligada a tese.
ATENÇÃO - Fique atento para a possibilidade de apresentar na tese, em sua introdução, os três argumentos que você selecionou no planejamento.Essa é uma forma interessante de se fazer uma introdução. Lembre-se que ela aparecerá no espaço reservado para a tese, pois esses três argumentos trazem em si a própria tese.
Veja o exemplo abaixo com as três partes:
O caos ocorrido recentemente em São Paulo devido aos ataques articulados com maestria pelos chefes do crime organizado - esses não encontram dificuldades para fazê-lo mesmo estando presos - traz à tona novamente a falência do Estado enquanto protetor de seus cidadãos e mantenedor da ordem. Esta situação se agrava na medida em que as causas dessa falência não são combatidas.
A primeira parte está em verde.
A segunda parte está em lilás ( a tese propriamente dita )
A terceira parte está em rosa
Atenção, agora que você já sabe fazer uma introdução, pratique. Faça algumas introduções seguindo exatamente o modelo apresentado, pratique bastante, não há mágica, você só poderá aprender de verdade se praticar. Alguns nascem com um dom natural para escrever, são poucos, outros aprendem com a prática constante, então pratique.
Ocaos ocorAA
VEVVvejavvffrfrr